sábado, 20 de novembro de 2010

Coronelismo

O coronelismo acontecia na zona rural é ele é muito poderoso na zona rural e o povo dessa região muitas vezes deve favores a esse coronel por isso ele é tão poderoso,a base do coronelismo é o mandonismo que é a contratação de jagunços e vive tambem do clientelismo que é a troca de favores e tambem vive de fraudes eleitorais,ou seja ,o coronelismo é o poder dominante da zona rural.
POSTADO POR:Germana

Politica dos governadores

Essa politica representa a aliança dos politicos estaduais com os mais poderosos para obter vitorias politicas e para isso eles criaram a comição de verificação de poderes,essa verificação tinha o poder de validar ou não validar as eleições e por ter esse poder eles fraudavam as eleições para beneficiar os politicos com melhores alianças politicas.
POSTADO POR:Germana
TEXTO PRODUZIDO POR:Germana

politica do café com leite

É a politica que demonstra o poder do café e beneficia seus principais produtores os quais disputam o poder da presidencia da republica entre minas gerais e são paulo que são os maiores produtores de café,um exemplo desse poder é o convenio de taubaté e nesse convenio o governo se responsabilizaria por comprar as sacas excedentes de café causando prejuisos para população.
POSTADO POR:Germana
TEXTO FEITO POR:Germana

A politica na republica velha

Na republica velha tem duas formas de governo a presidencialista e a parlamentarista e a republica tambem pode ter dois recheios a ditadura que é a concentração dos poderes executivo,legislativo e judiciario,mas é bom dizer que mesmo na ditadura o governante não governa sozinho e tambem tem a democracia que é a garantia de poderes politicos(eleições diretas e secretas todos votam e tambem a formação de partidos),civis(liberdade de expresão,livre acesso a informação e o direito de ser julgado em liberdade)e sociais(direitos sociais de cada pessoa).
POSTADO POR:Germana
TEXTO FEITO POR:Germana

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

revolta de Canudos

A Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, também conhecida como Guerra dos Canudos em certas regiões do sertão baiano [1], foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
Os opositores desta revolta foi a Igraja pois perdeu grande parte de seus seguidores para irem para o vilarejo,os fazendeiros tambem pois a maior parte da populaçao, de canudos era de camponeses,assim os fazendeiros perdiam suas maos de obras

A revolta da Vacinaçao






Comentário:
A Revolta da Vacinaçao,aconteceu para tentar acabar ou melho amenizar
algus focos de doenças,mas isso gerol um clima nao muito bom,
pois as mulheres se sentiam na falta de privacidade,porque os
emfermeiros entravam nos curtiços e vacinavam no seus brços,
se sentindo "constrangidas".

Avanços cientificos

Resumo

"Este artigo aborda alguns dos aspectos das aceleradas transformações que estão ocorrendo neste final de século e o seu significado no cotidiano dos indivíduos. Sem deixar de reconhecer a grande contribuição do avanço científico e tecnológico para a humanidade, ressalta o caráter de exclusão social que este progresso trás para o mundo..."

um trecho do jornal online-www.g1.com.br

A democracia

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.


Comentário:
A palavra DEMOCRACIA vem do grego (demos, povo; kratos, poder) e significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar no governo uma só pessoa, ou um grupo, e ainda tratar-se de uma democracia - desde que o poder, em última análise, seja do povo. O fundamental é que o povo escolha o indivíduo ou grupo que governa, e que controle como ele governa.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Coronelismo

O coronelismo, o nome ja está dizendo, era um governo em que coroneis(fazendeiros latifundiários) se candidatam ao poder porem eles tem varios "metodos" de tentar ganhar as eleições do municipio.
* O mandonismo em que, por o voto ser aberto e todos estão vendo o coronel coloca um matador ao lado da urna para se "sertificar" que o eleitor não esta votando na pessoa errada, e caso ele vote errado, ele morre
* O clientelismo em que os coroneis ajudam seus eleitores com vagas em escolas, hospitais, empregos e na hora que chega a eleição, eles se juntam em um "curral eleitoral" onde o coronel deixa bem certo e seguro que esses eleitores irão votar nele e alguns ainda "alfabetizam" os eleitos na véspera da eleição, ensinando eles a escrever seus nomes e o nome do candidato
* A fraude eleitoral em que, os mortos votam, pois as pessoas pegam o nome dos falecidos "emprestados" para poderem votar duas, três ou quatro vezes alem de, por exemplo, em uma cidade tem 2.000 habitantes e haviam 3.500 votos na urna

Mesmo com todos esses métodos, o que faz um coronel ganhar e a aliança que ele faz com os governos federais e estaduais e e claro não ser opositor as ideias deles assim ele será apoiado por eles e pela comissão de verificação dos poderes e assim ele ganhará a eleição

Postado por : Livia Gomes

Política dos Governadores

A política dos governadores era uma política de alianças em que os governos estaduais e os governos federais faziam troca de favores para beneficiar os dois lados. Pois o presidente deseja um governador que não se oponha a suas ideias por isso ele fez a aliança com os estaduais, para eles poderem manipularem quem seria o governador. Um presidente paulista criou a comissão de verificção dos poderes. Esta era formado pelos deputados e ela tinha a função de "decidir" quem seriam os outros deputados. Isso acontecia assim, passaram por exemplo dois eleitos a deputados para a segunda fase, porem um era opositor as ideias do presidente e o outro a favor então a comissão de verificação dos poderes age, dando a diplomação necessaria para ser um deputado para aquele a favor das ideias do presidente, mesmo que urna tenha dado um resultado ao contrário, eles manipulam a eleição e esse a favor do presidente ganhae o presidente fica sem problemas e assim não causa problemas para os governadores e deputados.


Postado por : Livia Gomes

A política na República Velha

Texto 1- Política do Café-com-leite
A república do do café-com-leite propagavam o poder, se unindo ao governo federal.Na esfera federal,substituiam o poder paulista e a mineiro.O São Paulo é o estado mais rico, que produz café, primeiro em indústria e segundo a população. Minas Gerais ele é o segundo em produção de café, mas ele é melhor em produção de leite e tinha uma grande quantidade de eleitores. Havia muitas ameaças causadas pelos coronéis e os ricos que vigiavam os eleitores quando iam votar.Com isso, o voto nessa época não era secreto.

Texto 2- Política dos governadores
A política dos governadores era uma aliança que eles tinham entre a Presidência da República e os governos estaduais. Essa criação deu resultado a Comissão de Verificação de Poderes, que ocorre assim:o presidente apoia os governadores, que em troca recebia o auxílio deles , conferindo a eleição dos candidatos oficiais para o Congresso Nacional.Essse apoio ajudava o suficiente a eles, pois distanciava a desavença entre os governos federais e estaduais.

Texto 3- Coronelismo
O coronelismo tinha o poder e eram exercidas diretamente a quem cuidadava da sua riquza, uma pessoa especializada. Era o federalismo que fez com que os coronéis ocupassem o seu poder político, pois o federalismo tinha total autonomia sobre os estados. Como o coronel tinha o controle sobre as eleições ele estabelecia o voto não secreto, ou aberto, isto é todos viam quem estava votando em quem. Para afirmar a vitória dos candidatos era comum até que os "mortos votarem", isto é, até as pessoa falecidas tinham seus nomes emprestados para que a outra pessoa votasse mais de duas vezes.

Postado por : Luana Rosa
Autora: Luana Rosa

Política do café com leite

O café com leite era uma dualidade entre Minas Gerais e São Paulo, pois eles eram naquela epóca os maiores cafeicultores do Brasil. Minas Gerais era a mais populosa e São Paulo o mais rico. Juntos eles monopolizaram a política para que seus interesses sempre fossem atendidos e eles tinham poder para fazer isso pois eram os "poderosos" por serem enormes produtores e exportadores de café. Entao como disse antes eles monopolizaram a política para que ora um paulista fosse presidente ora um mineiro eles influenciavam os governos pelo seu poder e entao faria isso por muito tempo


Postado por: Livia Gomes

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Imagens da revolta da vacina



Postado por:Germana
Comentarios sobre a imagens:
Na primeira imagens um dos maridos de uma das mulheres esta impidindo de aplicar a vacina em uma das mulheres por uma questão de ética da época.Na segunda imagem mulheres e seus maridos estão causando uma guerra contra os infermeiros e medicos que querem aplicar vacinas na casa dessas mulheres contra a vontade das mulheres e seus maridos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brasil 1 republica ( cangaço)

O cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem, e por isso, era tão difícil serem capturados pelas autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.

Comentarios

Esse movimento do Cangaço é interessante de uma certa forma pois eles queria se sobressair para o governo e chamar a atenção tentando fazer justiça do modo deles que era sequestrando pessoas importantes, roubando bancos etc. Não aprovo esses métodos mas esses cangaceiros são muito inteligentes, pois não tem moradia fíxa então cada momento estão em um lugar diferente, dificultando muito sua capturação alem de conhecerem muito o "terreno" nordestino, ou seja, na minha opinião eles estariam conseguindo fazer o que pretendiam

Postado por : Livia Gomes

Brasil 1 Republica ( revolta dos canudos)

A revolta dos canudos surgiu quando um fazendeiro filho de comerciante, teve uma decepção muito grande na sua vida e diante disso ele quis fazer uma mudança radical nela e saiu pregando a salvação pelo arredor do nordeste. A região da "sede" da revolta foi a região da Vaza de Barris, a população que fugia para essa sede e compunha ela eram camponeses e pequenos comerciantes que praticavam a agricultura o comércios de madeiras e a criação de animais, a religião que essa comunidade empregava era o messianismo que propunha a salvação no reino de Deus, porem tinham opositores a essa comunidade que eram o governo é claro, pois não queria que o povo do nordeste se juntassem e formassem um grupo que estava contra como o governo governava e tambem os fazendeiros donos de fazendas que estavam perdendo seus empregados, pois todos que podiam fugiam para essa comunidade

Postado por: Livia Gomes

Brasil 1 republica



Essa imagem e sobre a vacinação obrigatória

Postado por: Livia Gomes

sábado, 6 de novembro de 2010

Brasil da 1ª república

Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem, e por isso, era tão difícil serem capturados pelas autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.
O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, também denominado o "Senhor do Sertão" e "O Rei do Cangaço". Atuou durante as décadas de 20 e 30 em praticamente todos os estados do nordeste brasileiro.
Por parte das autoridades, Lampião simbolizava a brutalidade, o mal, uma doença que precisava ser cortada. Para uma parte da população do sertão, ele encarnou valores como a bravura, o heroísmo e o senso da honra.
O cangaço teve o seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional. O regime denominado Estado Novo incluiu Lampião e seus cangaceiros na categoria de extremistas. A sentença passou a ser matar todos os cangaceiros que não se rendessem.


Comentário sobre o texto:
Esse texto mostra que os cangaceiros não valiam nada, pois eles eram uma sociedade muito violenta e também praticavam o banditismo. Ninguem conseguia captura-ló porque ele conhecia a região Nordestina muito bem.E, logo surgiu um cangaceiro chamado de Virgulino Ferreira que era conhecido como Lampião e que também simbolizava o mal e a brutalidade

Postado por: Luana Rosa
Texto tirado do: Wikipédia
Autora do comentário: Luana Rosa

Brasil da 1 republica






Esta imagem que mostra sobre a revolta da vacina e aos meus olhos demostra como o governo com sua ideia de modernização quis impor (obrigar) ao povo de sua nação a tomar a vacina. Está certo que a saude publica e uma coisa que temos que nos preocupar sim, mas as pessoas não podem ser obrigadas a isso, por isso que elas se revoltaram, e claro que ninguem quer que um "estranho" "invada" sua casa e imponha algo a você, o governo devia ter sido menos precipitado e ter tomado uma decisão mais elaborada.



Postado por : Livia Gomes

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Revolta De Canudos

Os canudos era uma comunidade do messianismo.Esta revolta foi o confronto entre o exército brasileiro e integrantes de um movimento popular comandado por Euclides da Cunha. Para Euclides deviam ser fechados os sertões, no caso os canudos deveriam ser expulsos.As acusações que ele fazia acabava escondendo o principal motivo que escondia os sertanejos:a vontade de escapar, da fome e da violência.Uma vontade concreta de lutar contra as injustiças no sertão.

Autora: Luana Rosa
Postado por: Luana Rosa

Brasil da 1ª república


Imagem 2:

Comentário da imagem 1:
Está imagem demostra que eles obrigavam as pessoas a tomarem essa vacina,mas as pessoas não aceitavam porque eles não sabiam o que havia na vacina e se ela era segura.Por isso as pessoas começaram a revota. Eles achavam que estavam fazendo o certo, mas acabou provocando uma revolta total no Rio de Janeiro.


Autor das imagens:desconhecido
postado por:Luana Rosa