terça-feira, 16 de novembro de 2010

A política na República Velha

Texto 1- Política do Café-com-leite
A república do do café-com-leite propagavam o poder, se unindo ao governo federal.Na esfera federal,substituiam o poder paulista e a mineiro.O São Paulo é o estado mais rico, que produz café, primeiro em indústria e segundo a população. Minas Gerais ele é o segundo em produção de café, mas ele é melhor em produção de leite e tinha uma grande quantidade de eleitores. Havia muitas ameaças causadas pelos coronéis e os ricos que vigiavam os eleitores quando iam votar.Com isso, o voto nessa época não era secreto.

Texto 2- Política dos governadores
A política dos governadores era uma aliança que eles tinham entre a Presidência da República e os governos estaduais. Essa criação deu resultado a Comissão de Verificação de Poderes, que ocorre assim:o presidente apoia os governadores, que em troca recebia o auxílio deles , conferindo a eleição dos candidatos oficiais para o Congresso Nacional.Essse apoio ajudava o suficiente a eles, pois distanciava a desavença entre os governos federais e estaduais.

Texto 3- Coronelismo
O coronelismo tinha o poder e eram exercidas diretamente a quem cuidadava da sua riquza, uma pessoa especializada. Era o federalismo que fez com que os coronéis ocupassem o seu poder político, pois o federalismo tinha total autonomia sobre os estados. Como o coronel tinha o controle sobre as eleições ele estabelecia o voto não secreto, ou aberto, isto é todos viam quem estava votando em quem. Para afirmar a vitória dos candidatos era comum até que os "mortos votarem", isto é, até as pessoa falecidas tinham seus nomes emprestados para que a outra pessoa votasse mais de duas vezes.

Postado por : Luana Rosa
Autora: Luana Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário