segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brasil 1 republica ( cangaço)

O cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem, e por isso, era tão difícil serem capturados pelas autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.

Comentarios

Esse movimento do Cangaço é interessante de uma certa forma pois eles queria se sobressair para o governo e chamar a atenção tentando fazer justiça do modo deles que era sequestrando pessoas importantes, roubando bancos etc. Não aprovo esses métodos mas esses cangaceiros são muito inteligentes, pois não tem moradia fíxa então cada momento estão em um lugar diferente, dificultando muito sua capturação alem de conhecerem muito o "terreno" nordestino, ou seja, na minha opinião eles estariam conseguindo fazer o que pretendiam

Postado por : Livia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário